DSI: monitora e indica a primeira falta à massa ou à terra em sistemas não aterrados
O Dispositivo Supervisor de Isolamento (DSI) pertence à linha de dispositivo superior. Um é o dispositivo responsável pelo monitoramento de corrente (DSC), o outro, de temperatura (DST), e por fim, o de isolamento (DSI).
O DSI é exigido pelas normas ABNT NBR 5410:2004 e IEC 61557-8:2008, quando o objetivo é monitorar de forma fixa a resistência de isolamento e também indicar a primeira falta à massa ou à terra em sistemas não aterrados (esquema IT).
Com ele, a resistência entre os condutores de proteção elétrica (terra) e condutores de alimentação podem ser medidos.
Em um esquema de aterramento IT, uma primeira falha não irá causar danos, porém, ela deve ser identificada e corrigida, para que uma segunda falha não aconteça e ponha em risco a segurança do sistema. Por essa razão, todo esquema de aterramento IT deve ser permanentemente monitorado por um DSI. Isso porque o DSI é capaz de monitorar os circuitos, fazendo com que equipes técnicas saibam da existência da primeira falha e previnam outras subsequentes, que podem causar danos irreversíveis.
O DSI possui muitos benefícios e características, confira:
- Tensão de alimentação é de 110V a 230V – 60Hz. Já a tensão da rede controlada vai de 24 a 230VAC, e a de isolamento chega a 2,5kV em 1 minuto.
- A corrente máxima de medição é de 1mA e a medição acontece com transformadores de corrente para monitoramento de sobrecarga. Há, também, o monitoramento de temperatura do enrolamento secundário, no transformador de separação.
- Ajustes possíveis para atraso no sinal de alarme, evitando sinalizações inadequadas
- Disponível o contato programável de sinalização à distância. É ideal para falhas internas do dispositivo, alcance de máxima corrente e baixo nível de isolamento.
- Equipamento diagnóstico para também evitar falhas.
- Visualização através do display
- Possibilidade de comunicação com o suspervisório
E muito mais!
Além disso, existem modelos de DSI indicados para cada finalidade, de hospitais a indústrias de variados setores. O portfólio RDI Bender contém todos esses modelos.
Não se esqueça, o DSI é obrigatório para as instalações elétricas, quando se opta pelo esquema de aterramento IT.