NGR – Supervisão de Sistemas com Neutro Aterrado por Alta Resistência

NGRM_01_WEBO aterramento do neutro de transformadores de baixa e média tensão e geradores por alta resistência é a opção geralmente adotada na indústria da mineração, petroquímica, papel e celulose, processamento de alimentos e bebidas, subestações, instalações de oleodutos, gasodutos e de tratramento de água entre tantas outras, onde o seccionamento automático da energia e consequente interrupção da produção gera custos elevados.

 

A opção pelo resistor de aterramento do neutro (NGR Neutral-Grounding Resistor) de alta resistência é feita quando a continuidade da operação for desejável em caso de uma primeira falta elétrica. Contudo, esta deve ser localizada o mais breve possível para que uma segunda falta não torne imperativo a atuação dos dispositivos de proteção.

 

As soluções DSR700 para supervisão, detecção e localização de falta à terra em sistemas com neutro aterrado por alta resistência vão além das exigências regulatórias e das limitações de outros dispositivos no mercado.

 

Integram estas soluções e sistemas, dispositivos capazes de detectar resistores abertos ou em curto tanto com supervisão ativa ou passiva. Fugas à terra CA e CC são detectadas pela supervisão de correntes no resistor via seleção  do filtro apropriado ao sistema. A falta neutro-terra também é detectada.

 

Este moderno sistema de supervisão é capaz de medir tensões de fase e indicar a fase da fuga à terra. A ocorrência da falta pode ser usada para ativação do sistema de localização com sinal pulsado. O local da falta pode ser encontrado pela equipe de manutenção manualmente, com o auxílio de um alicate de medida.

 

Soluções DSR700 com localização automática da falha são obtidas com a combinação à sistemas de supervisão da corrente residual multicanais. Não importando o tamanho da instalação, a indicação do alimentador ou cargas  em falta será indicado antes mesmo que a equipe de manutenção seja enviada ao local.

As nossas soluções e sistemas DSR700 são concebidas para:

–  conexão em instalações de 400 V a 25 KV

–  supervisionar e indicar o diagnóstico do estado do resistor de aterramento do neutro (NGR Neutral Grounding Resistor) mesmo em sistemas desenergizados

–  supervisionar, detectar e localizar fuga à terra em CA e/ou CC antes da atuação automática dos dispositivos de proteção

–  comunicação Ethernet, Modbus TCP

Solicite aqui seu orçamento.