DSI

O dispositivo supervisor de isolamento (DSI) é o dispositivo exigido pela ABNT NBR 5410:2004 e IEC 61557-8:2008 para monitorar permanentemente a resistência de isolamento e indicar a primeira falta à massa ou à terra em sistemas não aterrados (esquema IT).

Em um esquema IT a primeira falha não causará qualquer dano ao isolamento, assim, existindo um DSI para monitorar os circuitos, as equipes técnicas poderão localizar a primeira falta e impedir que uma segunda venha a causar danos irreversíveis.

RDI BENDER possui em seu portfólio supervisores de isolamento para as mais variadas finalidades, desde hospitais até indústrias.

Imagem Ilustrativa: DSIGS427P, última geração para supervisão hospitalar

 

Para a linha hospitalar, primordialmente, RDI BENDER fornece duas categorias de DSI:

DSI 427

Os DSIs da série 427 são destinados exclusivamente para uso em Sistemas IT Médicos, atendendo as exigências da IEC 61557-8:2008 de supervisionar a resistência de isolamento em instalações C.A. mesmo com circuitos C.C galvanicamente conectados.

Os DSIs da série 427 são práticos e eficazes e, por serem mais simples, se alinham a qualquer modelo de hospital e orçamento.

DSI GS427P

Os DSIs da série GS possuem todas as funcionalidades dos DSIs da série 427, porém, por terem uma tecnologia mais avançada, possibilitam a formação de rede e, assim, a comunicação com os demais equipamentos do ambiente hospitalar.

Para Sistemas IT Médico com localização automática de falhas a utilização dos DSIs desta série se faz necessária, justamente para permitir que o DSI envie a mensagem ao Localizador e este exerça a sua função de indicar o circuito onde a falta à massa ou à terra está ocorrendo.

Imagem Ilustrativa: DSIADT85 – última geração de supervisor de isolamento industrial

Os DSIs industriais podem ser classificados em dois grandes grupos: Aqueles que trabalham on-line e os que trabalham off-line.

Os DSIs on-line podem ser com gerador de sinal ou sem gerador de sinal, dependendo da necessidade de cada instalação.

Já os DSIs que operam off-line, ou seja, em sistemas desenergizados, são uma importante ferramenta para a medição da carga elétrica com os equipamentos desligados, auxiliando na manutenção e prevenção de acidentes.