Hospitalar

OS CIRCUITOS ELÉTRICOS DE UM HOSPITAL DEVEM SER CONFIADOS A QUEM ENTENDE A SUA INDIVIDUALIDADE E INDISPENSABILIDADE

 

RDI BENDER fornece soluções completas para o setor elétrico de hospitais, clínicas médicas, estéticas, odontológicas, veterinária e laboratórios.

 

SISTEMA IT MÉDICO: A SEGURANÇA DE PACIENTES, MÉDICOS, ENFERMEIROS E EQUIPAMENTOS

 

Quando a segurança do paciente depende da eletricidade riscos elétricos devem ser sinalizados em seus estágios iniciais e a causa deve ser encontrada e solucionada no menor tempo possível. Isso só é possível com a instalação de Sistemas IT Médicos nos locais médicos mais sensíveis.

Apesar de conter características técnicas muito específicas e distantes do público em geral, são os Sistemas IT que garantem a segurança elétrica para a equipe médica e pacientes internados em locais médicos do Grupo 2 (salas cirúrgicas, UTIs, salas de procedimentos invasivos como os intracardíacos, de emergência, de hematologia entre outras).

Por lidarem com pacientes debilitados, em estado grave e, não raramente, sem consciência, esses locais médicos dependem de um fornecimento de energia extremamente confiável, capaz de impedir que uma corrente de fuga cause choques elétricos, queimaduras e, até mesmo, o óbito. O fornecimento de energia também deve ser seguro o suficiente para impedir o desligamento de equipamentos de suporte e monitoração de vida, ou que tais equipamentos venham a ser danificados, causando prejuízos financeiros ao hospital.

Por isso, a NBR 13534 impõe rígidos requisitos para a segurança e confiabilidade de instalações elétricas em locais médicos do Grupo 2. A junção se todos os requisitos impostos pela norma é o que conhecemos por Sistema IT:

 

ATERRAMENTO IT: É um esquema de aterramento que tem a concepção técnica de isolar as partes vivas da terra gerando um fornecimento de energia isolado para os equipamentos eletromédicos. Assim, por ser de baixa intensidade, a primeira falta à terra ou à massa não requer o desligamento automático da energia, o que permite a continuidade dos procedimentos médicos sem colocar pacientes e equipe médica em risco de choque elétrico ou queimaduras. Para isolar a energia, o Aterramento IT tem início com o Transformador de Separação. 

 

MONITORAMENTO PERMANENTE DA INSTALAÇÃO: Para o Sistema IT Médico funcionar perfeitamente, é necessário que os circuitos alimentados pelo Transformador de Separação sejam monitorados permanentemente. Esse monitoramento é realizado por um dispositivo supervisor de isolamento (DSI). Quando ocorrem falhas na instalação, incluindo sobrecarga e elevação de temperatura no transformador, elas são identificadas pelo DSI e imediatamente anunciadas à equipe de enfermagem e manutenção por um sistema de sinalização, conhecido por Anunciador. Conheça os DSI’s e Anunciadores fornecidos exclusivamente pela RDI BENDER .

 

OPCIONAL: O Sistema IT Básico exigido pela NBR 13534 é composto por Transformador de Separação, DSI e Anunciador. No entanto, para atender ao alto nível de excelência requerido pelos seus clientes, RDI BENDER também fornece Sistemas IT com localização automática de falhas. A localização é feita pelo gerador de sinais interno ao DSI (DSIGS) e pelo Localizador, que dá à equipe técnica e de manutenção o exato circuito onde a falha será encontrada. A solução RDI BENDER proporciona maior praticidade, otimização de tempo, menores custos e precisão às equipes técnicas e de manutenção hospitalar. Importante frisar que a localização de falhas RDI BENDER está em total acordo com os requisitos de corrente de teste máxima previstos na NBR13534 e a IEC51557-9. Conheça nosso Localizador de Falhas.

Sistema IT com e sem localização

 Para saber mais sobre Sistema IT-Médico, clique aqui.

 

A QUEM VOCÊ CONFIARIA O FORNECIMENTO DE INSTRUMENTOS TÃO CRUCIAIS PARA A SUSTENTAÇÃO DA VIDA DE PACIENTES? 

 

RDI BENDER é pioneira no Brasil no fornecimento de Sistemas IT Médicos. Por ser líder e referência no mercado, RDI BENDER sabe identificar exatamente a necessidade de cada hospital, fazendo trabalhos de reengenharia e prestando serviços anuais de manutenção preventiva dos equipamentos fornecidos.

 

As características e diferencias do Sistema IT Médico de RDI BENDER são:

PAINÉIS E QUADROS DE BAIXA TENSÃO

 

RDI BENDER possui excelência no fornecimento de Painéis e Quadros de Baixa tensão, inclusive em conformidade com a IEC 61439 (antigos TTA e PTTA).

Fornecemos desde armários mais complexos, com barramento em cobre, para áreas técnicas, até quadros destinados às áreas comuns do hospital, por exemplo:

  • Quartos
  • UTI
  • Centro Cirúrgico
  • Maternidade
  • Enfermaria
  • Pronto Socorro
  • Capela
  • Cozinha e Lanchonete
  • Portaria e Recepção
  • Quadros de ar-condicionado
  • Quadros de bombas
  • Quadros de distribuição em geral

O fornecimento é total e a qualidade RDI BENDER já reconhecida para os quadros do Sistemas IT Médico são aplicadas em cada painel montado em nossa fábrica. Solicite aqui seu orçamento.